O que leva o consumidor a não interagir com a marca na web?

O que leva o consumidor a não interagir com a marca na web?

Há algumas perguntas que poucas vezes nos fazemos, entretanto, respondê-las é imprescindível para um bom marketing e um retorno efetivo dos investimentos. Um dos grandes objetivos de qualquer loja virtual é a interação total do internauta e consumidor com suas páginas e perfis nas mídias sociais.

 

Mas o que será que leva pessoas a curtirem e muitas vezes “descurtirem” uma Fan Page? O que será que faz com que usuários assinem a newsletter de uma determinada marca? Ou então o porquê de alguns solicitarem o opt-out da lista de e-mails. Estas são perguntas que quando respondidas podem ser auxiliadoras e reveladoras.

 

Recentemente, uma pesquisa realizada com consumidores americanos maiores de 18 anos, apontou dados valiosos. Este estudo foi liderado pela empresa CMB Consumer Pulse, em conjunto com a Constant Contact, alguns dos resultados pontuaram como motivo de integração entre consumidores e lojas virtuais, o interesse por promoções e descontos bem como a busca incessante por conteúdo exclusivo e suporte personalizado.

 

Muito se explora e pesquisa sobre a causa pela qual se interage positivamente com as lojas online, mas vejamos o porquê que o contrário ocorre. Dessa forma, discorreremos a questão: “O que leva alguém a “descutir” uma página no Facebook ou solicitar o opt-out da lista de e-mails?” Veja:

 

Na rede social Facebook os motivos são:

• Informação e conteúdo irrelevante é a causa de 42% das desistências e desvinculação da marca;
• Publicação excessiva de notificações de cunho publicitário 42%;
• Experiência negativa com relação ao negócio e serviços 32%.

 

Desistência de newsletter:

• Propaganda excessiva (69%);
• Irrelevância de conteúdo (56%);
• O conteúdo não corresponde às expectativas do consumidor (51%).

 

Portanto, para evitar as desistências de seus consumidores por sua marca, aposte em conteúdo relevante e encontre a frequência ideal de postagens; lembrando que é de suma importância notificar ao novo usuário que assinar a newsletter, a periodicidade de recebimento. Sucesso!

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