O que significa conhecer o consumidor?

O que significa conhecer o consumidor?

Certa vez, fiz um curso de SEO em que o professor dizia como era importante produzir textos pensando no perfil do consumidor. Como dica para descobrir quem é o seu consumidor, ele citou:

 

  • Ver os dados da fan page do Facebook
  • Analisar os reports do Google Analytics

 

De fato, muitos cursos e textos citam estas ferramentas como fonte de informação sobre a audiência.  No entanto, usar apenas essas não é uma boa ideia.

 

As informações sobre a audiência da fan page que o Facebook entrega são:

 

  • Gênero
  • Faixa etária
  • Localização
  • Idioma

 

As informações sobre a audiência da fan page que o Google Analytics entrega são:

 

  • Todas as citadas acima
  • Temas de interesse
  • Navegadores, rede e dispositivos utilizados

 

O problema é que apenas com essas informações não é possível conhecer seu consumidor em profundidade e construir uma persona. É preciso ir atrás de mais informações pois conhecer o seu consumidor vai além de dados demográficos. Do contrário, nunca sairemos da tradicional segmentação de homem, classe AB, 25.

 

Conhecer o seu consumidor significa ter o máximo de informações possível sobre ele. Você precisa analisar todos os pontos de interação que o cliente tem com a sua marca. Por exemplo:

 

  • Sua navegação dentro e fora do seu site
  • A opinião da sua equipe de vendas
  • Dados de CRM
  • Dados de pesquisas feitas com os clientes

 

O objetivo, é descobrir:

 

  • O que ele pretende comprar
  • Com quais marcas tem afinidade
  • Quais redes sociais utiliza
  • Qual sua motivação de compra
  • Em que fase da vida se encontra
  • Qual sua profissão
  • Demais informações que forem relevantes para o seu negócio

 

Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://www.navegg.com/blog/sites-blogs-ecommerces/o-que-significa-conhecer-o-seu-consumidor/

 

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