Criar loja virtual: O que você precisa saber antes de criar a sua loja virtual

Criar loja virtual: O que você precisa saber antes de criar a sua loja virtual

Aparentemente parece fácil criar loja virtual. Contudo, sem um bom plano de negócios e de marketing, estratégias bem definidas, e sem a escolha de um bom fornecedor de plataforma de e-commerce, o sucesso tão almejado pode não vir.

 

Prova disso são estudos que comprovam que 60% das lojas virtuais criadas fecham antes de completar um ano de operação. Veja algumas perguntas que você deve se fazer antes de criar a loja virtual:

 

  1. Quanto eu espero vender?

Ter um plano de negócios antes de criar a loja virtual é importante. Por exemplo, se você não sabe o quanto espera vender, você também não vai saber quanto investir. É preciso saber quais serão os gastos com hospedagem, logística, taxas de operadores de pagamento entre outros investimentos necessários

 

  1. Como construir o site? Qual plataforma devo escolher?

A escolha da plataforma de e-commerce é um dos pontos mais importantes, pois será nesta que você hospedará a sua loja e a estrutura influenciará diretamente em seu funcionamento e disponibilidade. Por isso, é fundamental escolher uma plataforma que ofereça toda a estrutura e ferramentas necessárias para a montagem e gerenciamento de uma loja virtual como: gerenciador de produtos, pedidos e vendas, clientes e controle de estoque; segurança no processo de compra e criptografia dos dados, os principais meios de pagamento, logística e relatórios para controlar e gerenciar todos esses pontos.

 

  1. Como vou gerenciar a manutenção e atualização da loja virtual?

Antes de criar loja virtual, você precisa ter um plano de como fará as atualizações e o gerenciamento da mesma na plataforma escolhida ou de qualquer software ou serviços relacionados. Como, por exemplo, relatórios para gerenciar todos os pontos importantes como os cadastros de clientes e produtos, acessos à loja, estoque e as vendas.

 

  1. Quais tipos de pagamentos devo aceitar? Como as opções de pagamento escolhidas impactarão as vendas do site?

Existem diversas opções no mercado que podem ser disponibilizadas na sua loja, como Bancos, Operadoras de Cartões de crédito, Gateways de pagamento e Intermediadoras. É preciso analisar quais são as formas mais adequadas para o seu negócio, primeiramente, com base na preferência de seu público e depois pelas vantagens de cada opção do mercado, por exemplo, as com menores taxas e com mais benefícios agregados.

 

  1. Quais opções de frete devo utilizar?

A parte de logística se tornou um dos pontos mais complicados do e-commerce por estar ligado a vários aspectos, como o gerenciamento interno, regiões atendidas, peso dos produtos e política de frete grátis, por exemplo. Por isso, é importante entender e conhecer bem seus clientes e escolher as formas mais adequadas, como Correios, Transportadoras ou, se necessário, até mesmo uma forma de frete própria.

 

  1. Como eu protegerei as informações dos clientes?

Quando você estiver pensando sobre os pagamentos, não se esqueça de considerar como você vai proteger as informações dos clientes. A Indústria de Cartões de Pagamento tem um padrão que será preciso atender. E, também, existem considerações além de informações de pagamento: como endereços de clientes e e-mails também são particulares. Como eles serão protegidos?

 

  1. Quais são os tipos de atendimento que disponibilizarei aos clientes?

Como os clientes vão fazer perguntas ou expressar preocupações? É preciso ter cuidado com os consumidores e garantir-lhes uma grande experiência de compra; mas como eles vão interagir com você? Você precisa saber as respostas a estas perguntas antes de começar a vender.

 

Esses são apenas alguns dos muitos questionamentos que você deve se fazer antes da montagem da sua loja virtual. Lembrando que alguns destes variam de segmento para segmento. Coloque-os em prática e, certamente, as chances de sucesso para a sua loja serão maiores.

 

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