O valor de um cliente

O valor de um cliente

Bom seria se todas as empresas entendessem o real valor de um cliente. Correu na internet uma história muito interessante chamada “Fósforo, Bala, Café e Jornal” que reflete o valor de um cliente para uma empresa, bem como sua relação satisfatória para com ela.

 

“Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia. Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: ‘Bem vindo ao Venetia! ’.

 

No quarto, uma discreta cama impecavelmente limpa, uma lareira e um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhado sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite começou a pensar que estava com sorte. Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha visto, naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para o quarto. Fazia frio…

 

…E ele estava ansioso pela lareira. Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um. Que noite agradável aquela!

 

Na manhã seguinte, o hóspede ouviu um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: ‘Sua marca predileta de café. Bom Apetite!’ Era mesmo!

 

Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual era a sua marca preferida de café. Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. ‘Mas, como pode? É o meu jornal! Como eles adivinharam?’ Mas uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia. O cliente deixou o hotel encantado. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor.

 

Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal. Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente com nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing, no entanto, os clientes estão cada vez mais insatisfeitos e mais desconfiados. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemo-nos das pessoas. O valor das pequenas coisas conta, e muito.”

 

Entender de negócios pode levar seu empreendimento a um patamar alto, mas aproveitar os detalhes, as pequenas oportunidades de agradar um cliente, podem levá-lo além.

 

Valorize o seu cliente!

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