Os tipos de consumidor

Os tipos de consumidor

As pessoas têm necessidades diferentes de consumo, portanto, é possível mensurar a diferença entre o e – consumidor e o consumidor off-line. O e-consumidor tem renda média familiar maior do que os consumidores que realizam compras off-line, é o que indica a primeira edição da Pesquisa Cross Chanel realizada pela consultoria e-bit, em parceria com o Instituto Análise.

 

De acordo com os dados obtidos, o orçamento médio dos consumidores que realizam compras em lojas on-line é de R$ 3.560,79, ante R$ 1.444,52 daqueles que vão apenas às lojas físicas. Outro dado indica que 80% dos adeptos às compras virtuais encontram-se na faixa entre 25 e 59 anos, enquanto 66% dos consumidores do varejo tradicional representam a mesma faixa de idade.

 

O estudo também mostrou que há diferenças entre as formas de pagamento utilizadas nos dois canais. Os clientes virtuais preferem comprar com o cartão de crédito, tanto na internet quanto nas lojas físicas. Já aqueles que compram exclusivamente fora de casa, preferem utilizar o dinheiro na hora do pagamento. Para adquirir produtos de maior valor agregado, como eletrodomésticos, eletrônicos e itens de informática, a opção, geralmente, é o cartão de crédito.

 

De todas as pessoas que responderam a pesquisa na internet, 56% elegeram a web como canal para compra de eletrodomésticos, 34% optam por lojas especializadas fora do meio virtual. Em contrapartida, nos pontos-de-venda físicos, 77% compram o mesmo produto em lojas especializadas, enquanto 3% consideram adquirir um eletrodoméstico pelo e-commerce, mesmo não sendo esse o canal utilizado normalmente para fazer compras.

 

As categorias com mais intenções de compra são os eletrônicos, artigos de informática, eletrodomésticos e livros. Para os e-consumidores, a praticidade e a facilidade na compra on-line estão ligadas à comodidade e ao conforto, além da familiaridade com o ambiente da internet. Porém, para o consumidor tradicional, das lojas físicas, a internet ainda é um obstáculo na hora de adquirir um produto, devido à falta de familiaridade com o canal.

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