Por que clientes desistem de comprar?

Por que clientes desistem de comprar?

Entre as preocupações que mais afligem os lojistas virtuais está o abandono do carrinho de compras, sem a conclusão da venda. Também não é para menos, é frustrante ver o consumidor adicionar produtos ao carrinho e não finalizar a negociação.

 

Mas, embora seja uma situação incômoda, há explicações que justificam essa postura adotada pelos consumidores virtuais. Foi o que apresentou a pesquisa da consultoria Invesp realizada com lojas virtuais norte-americanas. Veja:

 

• 44% dos consumidores afirmam que os custos de frete são muito altos;
• 25% dos clientes acham que o preço do produto é muito caro;
• 22% dos entrevistados concordam que as informações de frete não são claras;
• 12% dos compradores desistem porque a loja pede muitas informações pessoais;
• 11% dos consumidores reclamam que o processo de checkout é muito complexo;
• 7% dos clientes afirmam que as opções de pagamentos disponíveis são poucas;
• 6% dos entrevistados desistem porque o tempo de entrega é muito longo.

 

Embora a pesquisa tenha sido aplicada nos EUA, é importante destacar que esta também é uma realidade do mercado virtual brasileiro. Por isso, vale a pena entender as causas do abandono dos carrinhos de compra para combatê-los e ampliar as taxas de conversão.

 

Pensando nisso, analise seu e-commerce, faça mudanças, busque facilitar a vida do consumidor, pois isso trará retornos positivos! Para impedir que mais carrinhos sejam abandonados em sua loja virtual, veja algumas estratégias no post: “Carrinho de compras abandonado: como evitá-lo?”.

 

Sucesso!

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