Porque empresas perdem bons funcionários

Porque empresas perdem bons funcionários

Hoje retrataremos um assunto delicado para os empreendedores: a saída de bons funcionários. A alta rotatividade causa grandes problemas aos negócios, tais como gastos, stress e perdas irreparáveis de funcionários brilhantes.

 

Diversos empreendimentos vêem a tarefa de manter seus colaboradores satisfeitos e motivados, como uma missão quase que impossível. Além disto, o tamanho da empresa é o que determina o quão difícil será encontrar a causa deste problema, ou seja, quanto maior, mais dificultoso será o processo de rastrear a fundo o que está originando este contratempo.

 

A primeira ação dos empreendedores ao se depararem com esta situação é culpar os funcionários, atribuindo aos mesmos o título de ineficientes e desqualificados, quando na verdade, a grande sacada é notar que pode trata-se de uma de gestão erronia.

 

Dentre as inúmeras razões que podem desmotivar o funcionário está, sem dúvidas, a falta de reconhecimento, nenhuma perspectiva de crescimento na empresa, nenhum retorno, treinamento ou feedback.

 

Além destes problemas, muitos colaboradores se queixam de seus chefes, alegando que os mesmos são, de fato, o maior motivo para a desestimulação dos funcionários. Desta maneira, pesquisas da Universidade da Florida puderam apontar algumas características que descrevem os maus chefes, acompanhe:

 

41% Atribui a terceiros tarefas que poderiam desempenhar por si mesmo;
39% Não têm palavra, não cumpre combinados;
37% Não reconhece o valor do funcionário;
26% Dos funcionários alegaram que seus chefes chegam a ser agressivos e descontrolados;
24% Dos entrevistados disseram que seus chefes mentem e não se desculpam;

 

Este é o momento de você, chefe, analisar suas atitudes frente aos colaboradores, a fim de estimular e não espantar os excelentes funcionários. Atente-se, sua atitude é vista como modelo, o que está sendo refletido em seu empreendimento?

 

Comentários