Principais erros de marketing nas pequenas empresas

Principais erros de marketing nas pequenas empresas

Muitas empresas pequenas esquecem ou não valorizam o seu marketing como deveriam. Veja alguns erros que não podem mais ser cometidos:

 

Marketing não é apenas uma ação

O primeiro grande erro das pequenas empresas com relação ao marketing é considerá-lo como algo específico, vinculado a um tipo de ação. Na verdade, o marketing engloba um conjunto de processos que visam à criação, comunicação, e construção de relacionamento com os clientes, gerando benefícios para o negócio como um todo.

 

Marketing não é só propaganda

É comum não enxergar o marketing como um conjunto de processos, mas como algo relacionado apenas à propaganda, ou à área comercial, ou ao desenvolvimento de novos produtos. Na realidade, o marketing representa tudo isso e a melhor forma de integrar todas essas funções e processos é pensar de forma sistêmica, por meio de um planejamento de marketing.

Monitoramento do consumidor

Outra forma de evitar erros é ter um trabalho de monitoramento, para acompanhar o comportamento do consumidor, suas preferências, necessidades, critérios de compra e uso de produtos, bem como observar seus concorrentes e suas estratégias.

Planejamento sempre

A empresa nunca deve abrir mão do planejamento, tanto no nível estratégico e de entendimento dos aspectos do mercado, quanto no nível tático, com a definição de ações integradas que visem “atacar” o mercado de forma eficaz e eficiente. Sem planejamento, a empresa já está dando o primeiro passo para o fracasso em sua estratégia de marketing.

 

Valorize o seu marketing e colha bons resultados. Boas vendas!

Comentários