Qual o caminho do sucesso?

Qual o caminho do sucesso?

Embora o mercado virtual seja a mais promissora forma de comercialização atual, alcançando faturamentos cada vez maiores e despertando inúmeros empreendedores para montar sua loja na internet, há inúmeras empresas que não conseguem se estabelecer no e-commerce e deixam de existir.

 

Mas, por que isso acontece? Por que há empreendimentos que não alcançam o sucesso no mercado online? A resposta poderia ser simplesmente: falta de planejamento. Mas hoje, vamos esclarecer esse quesito e analisar o que realmente falta nas lojas virtuais para se estabelecerem no comércio eletrônico.

 

Planejamento
Não tem como escapar, pois esta é a base para um empreendimento de sucesso seja ele físico ou virtual. Sem planejar, estabelecer princípios e ações é impossível iniciar um projeto bem sucedido, pois sem saber onde focar, o lojista se perderá no meio do caminho diante de tantas possibilidades apresentadas pelo mercado virtual;

 

Mercado
Conhecer o mercado em que se deseja atuar, bem como definir o público, o segmento, os produtos e a iniciativa correta para começar o empreendimento definem o sucesso de uma loja virtual. As expectativas e o andamento do comércio eletrônico também devem ser informações conhecidas dos que desejam se estabelecer nessa área, pois dessa forma, é possível traçar objetivos e desenvolvê-los;

 

Divulgação
Falhar na divulgação da loja virtual é um dos mais frequentes erros que “quebram as pernas” do empreendimento. Não adianta saber tudo do mercado e ter um planejamento nota dez, se o consumidor não sabe como chegar à sua loja, ou sequer sabe que ela existe. Trabalhar o marketing de sua empresa é determinante para o sucesso do empreendimento;

 

Atendimento
Embora o e-commerce tenha a característica de desenvolver negociações apenas entre o consumidor e o sistema da loja virtual, disponibilizar formas de atendimento e relacionamento são ferramentas indispensáveis, pois a primeira ação do cliente quando o mesmo tiver alguma dúvida sobre a negociação será procurar um ponto de contato com o lojista. Por isso, o atendimento deve ser de qualidade, para que o consumidor sinta-se seguro em comprar;

 

Logística
O despreparo na logística é um dos fatores que fazem a loja virtual perder todo o crédito com os consumidores virtuais. Isso porque, após realizarem a negociação, desejam receber a encomenda na data acertada e apresentada na loja. Por isso, cuide de todo o processo logístico de sua loja virtual, assim, seu consumidor terá satisfação nas negociações;

 

Monitoramento
Após estabelecer o planejamento e detalhar todas as ações que partiram deste, é preciso monitorar os resultados, verificar o que tem dado certo, o que precisa de reestruturações e mudanças. Para isso, é importante desenvolver metas a serem trabalhadas durante um período também determinado de forma constante.

 

No comércio eletrônico há grande espaço disponível para a atuação de lojistas virtuais, basta identificar as ações corretas e focadas para o seu segmento, planejá-las e colocá-las em prática. Dessa forma, será possível se estabelecer diante do público, do mercado, das negociações virtuais e encontrar o caminho do sucesso para sua loja virtual.

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