Influenciadores de compra: qual a real importância dos influenciadores de compra

Influenciadores de compra: qual a real importância dos influenciadores de compra

Conhecer o comportamento e as preferências do consumidor é essencial para realizar ações de marketing bem direcionadas e, consequentemente, negociações mais satisfatórias. Vale considerar, ainda, que o mercado virtual revela que, mais que as estratégias de marketing, para conquistar o cliente é preciso trabalhar em conjunto com seus influenciadores de compra.

 

Influenciadores de compra: quais são?

 

Influenciadores de compra são todos os mecanismos que influenciam na decisão do consumidor em comprar determinado produto ou serviço, ou em determinado estabelecimento e não em outro. Entre os influenciadores de compra mais comuns estão: a propaganda, a experiência de familiares e amigos, o período de entrega e, claro, o preço do produto. Diante disso, como é possível trabalhar com os influenciadores de compra do consumidor a seu favor?

 

Propaganda como influenciador de compra

Onde a sua marca aparece? Onde seu cliente está? Para que a propaganda influencie positivamente seu consumidor, é interessante considerar essas duas questões. Se seu consumidor está nas mídias sociais, seu e-commerce precisa estar lá também. Se ele está mais focado na televisão, leve seu e-commerce para os comerciais televisivos. Dessa forma, a propaganda o influenciará a consumir, independente da plataforma que prefere utilizar.

 

Experiência como influenciador de compra

Uma boa experiência de compra na loja virtual sempre influenciará outros potenciais clientes a comprar. Isso também acontece nas relações offlines. Amigos e parentes exercem influência direta em negociações, pois podem fazer com que alguém próximo desista da compra em seu e-commerce por uma experiência insatisfatória que teve, ou faça seu potencial consumidor amar a marca, devido a uma experiência incrível com sua loja virtual. Nunca poderemos medir a influencia de um consumidor, por isso, trate muito bem a todos os clientes.

 

O prazo de entrega é um dos influenciadores de compra

O relatório WebShoppers, em sua 35ª edição, revela que consumidores deixaram de preferir o frete grátis em 2016, para receber o produto mais rapidamente. Isto é, os clientes preferem pagar mais para que a mercadoria seja entregue antes. Por ser o momento mais esperado do consumidor, a entrega se tornou um importante influenciador de compra; vale, portanto, atentar-se a essa questão para atrair consumidores e proporcionar satisfação aos mesmos.

Um bom preço influencia a compra

O fator preço sempre influenciará o consumidor de todas as eras. No entanto, o bom preço nem sempre é o menor. Esse mito já não faz mais parte do e-commerce. O que deve ser bem pensado e analisado, na verdade, é a inteligência na precificação dos produtos. Se os itens do seu e-commerce são de fabricação exclusiva, possuem diferenciais inquestionáveis e seu e-commerce cria essa importância de valor na mente do consumidor, ótimo! Não há o que questionar. No entanto, se sua loja virtual trabalha com produtos atuais, presentes de forma geral na plataforma de e-commerce, é necessário ter uma estratégia de precificação que surpreenda o consumidor, uma vez que ele pode encontrar facilmente no Google, um preço menor do que o oferecido por sua loja.

 

Faça uma análise do seu e-commerce, leve em consideração os influenciadores de compra e torne sua loja virtual ainda mais relevante na mente do seu consumidor.

Comentários