Saiba como calcular o valor do frete em seu e-commerce

Saiba como calcular o valor do frete em seu e-commerce

Quando o assunto é compra pela internet, o frete sempre é um ponto delicado. Muitas vezes, o frete é o fator responsável pelo abandono de produtos nos carrinhos, pois, quando o consumidor encontra um valor maior do que imaginava, acaba desistindo da compra.

Além disso, não é só o valor do frete que interfere de maneira negativa. Quando o cálculo da entrega não é apresentado de forma rápida, fácil e transparente, isso pode atrapalhar na finalização da compra e na fidelização do cliente.

Todos esses fatores interferem diretamente na experiência de compra na loja virtual. Por isso, vamos apresentar algumas maneiras de calcular e apresentar o frete no seu e-commerce, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, fidelizar os seus clientes.

Como calcular o frete no seu e-commerce?

Para calcular o frete do seu e-commerce é necessário, em primeiro lugar, contratar um serviço de logística que atue no mercado online. Esse serviço precisa oferecer o custo do frete completo, baseado nas propriedades da embalagem, sua origem e seu destino.

Dessa forma, os valores de entrega precisam ser apresentados de forma clara e rápida no processo de compra, de preferência no início.

O próximo passo é verificar a viabilidade de integração desse serviço com a sua loja virtual.

Quais são os serviços de frete disponíveis?

Atualmente, há duas opções que podem ser integradas a qualquer e-commerce.

-Transportadoras

Trabalhar com uma transportadora pode ser bastante vantajoso, pois não há um limite estabelecido de tamanho do objeto. Além disso, dependendo do tipo de contrato firmado, o valor do frete pode ficar cada vez mais barato para o consumidor final.

Outro ponto positivo de trabalhar com transportadoras é que você está isento de sofrer atrasos por conta de greves.

Para utilizar essa opção, será preciso ter um sistema que faça a integração entre a loja virtual e a transportadora para calcular o frete online dos pedidos.

– Correios

Para o cálculo do valor de frete, deve-se levar em consideração as dimensões da encomenda. Os Correios utilizam as seguintes variáveis:

  • Altura do objeto;
  • Largura do objeto;
  • Comprimento do objeto.

Se você fizer seu envio desta forma, é possível fazer essa simulação diretamente no site dos Correios.

Quais são os fatores levados em consideração para o cálculo?

Cada pedido tem suas particularidades, e isso interfere diretamente no valor do frete. Um alimento, por exemplo, terá condições diferentes de entrega comparado a um calçado.

Por isso, existem outros pontos que também pesam na hora do cálculo.

– Volume da encomenda

Se um item é muito grande, ele ocupará mais espaço. Isso, consequentemente, diminuirá o número de entregas que poderiam ser feitas em uma só viagem. Além disso, produtos muito grandes precisam de um transporte maior, aumentando gastos.

– Prazo de entrega

Se a entrega de um pedido é solicitada com urgência, o valor será elevado. É por esse motivo que produtos com tempo de vida curto, como alimentos e produtos perecíveis, podem ter um valor elevado na hora da entrega.

Qual o principal desafio em calcular o frete no e-commerce?

Calcular o frete não se trata de um desafio operacional, tecnológico ou comercial, e sim conceitual. Isso porque, se o frete não for pago pelo cliente, ele sairá do caixa da loja virtual, e, com isso, os lucros podem ser prejudicados.

Por isso, é essencial chegar a uma estratégia equilibrada, que possua vantagens tanto para o empreendedor quanto para o cliente. Mas lembre-se: o frete também pode ser uma estratégia de vendas, como oferecer frete gratuito em uma segunda compra, ou descontos progressivos de acordo com o volume de compra de determinado cliente.

Ao calcular corretamente o frete no e-commerce, a empresa sai ganhando e os clientes também. Por isso, é importante unir objetivos e estratégias para utilizar o mecanismo da forma correta.

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