Saiba o que é Gateway de pagamento, e porque ele é tão importante para seu e-commerce

Saiba o que é Gateway de pagamento, e porque ele é tão importante para seu e-commerce

Para que uma loja virtual tenha sucesso, uma das principais características é oferecer diversas formas de pagamento para seu cliente, aliadas a um Gateway de pagamento.

Gateway de pagamento, é um sistema utilizado por e-commerces para efetuar transações e transmissão de dados entre lojistas, bancos, operadoras e clientes. O sistema é utilizado para processamento de pagamentos via cartão de crédito. Ou seja, ao invés de o lojista ter que fazer uma integração com cada banco, ele fará apenas uma integração com o Gateway de Pagamento. Um ótimo exemplo de Gateway de Pagamento é a BrasPag.

Mas atenção! Não confunda Gateway com intermediários de pagamento. Os intermediários, que são igualmente importantes, caracterizam-se por não precisarem de nenhum contato com operadoras de cartão de crédito. Quando um intermediário é ligado a uma loja virtual, ele mesmo recebe o pagamento e, posteriormente, repassa à loja. Alguns exemplos são Moip, PagSeguro, PayPal, entre outros.

A maior diferença entre os dois é que, com Gateway de pagamento, o lojista recebe diretamente o valor, sem nenhum intermediário, tudo por meio de um serviço tecnológico.

Alguns cuidados na hora de escolher

Primeiramente, para começar a trabalhar com Gateway, é necessário avaliar a segurança do parceiro escolhido. Certifique-se quais taxas serão cobradas, e como ocorrerá essa cobrança. Esse é um ponto muito importante para que não ocorram surpresas desagradáveis. Coloque tudo no papel, e veja qual será o real lucro sobre suas vendas.

O parceiro escolhido deve lhe oferecer uma integração simples e completa para todos os meios online. Além disso, o sistema precisa ter todas as opções de pagamento e ser completo, para que não haja falhas.

Vantagens de usar um Gateway de pagamento em sua loja virtual

– Recursos e serviços avançados

Dependendo da sua escolha, as opções mais completas possuem recursos avançados, que facilitam ainda mais a compra para seu cliente, como pagamentos com dois cartões diferentes, cobrança recorrente, estorno, entre outros. Isso facilita todo o processo, tanto para o lojista, quanto para o consumidor.

– Painel e relatórios gerenciais

Geralmente as plataformas oferecem painéis administrativos, permitindo que o lojista configure as diversas formas de pagamento que o cliente encontrará em sua loja, além de fornecer relatórios de todas suas transações. Com isso, é possível ter um controle maior de todas operações realizadas em sua loja.

– Integração simples com qualquer sistema

Com um Gateway de pagamento, você não perde tempo cadastrando diversas operações (uma para cada banco e operadora), pois com ele a integração é única.

– Atendimento de qualidade

Diferentemente dos processos burocráticos dos bancos e intermediários de pagamento, os Gateways são bem menos complicados, e o atendimento mais eficaz, permitindo com que o lojista ganhe tempo para a gestão de sua loja virtual.

– Segurança

O sistema de Gateway trabalha com a proteção dos dados bancários dos consumidores de sua loja. Essa base de dados é preservada e completamente segura. Sem contar que também é dada a opção de salvar o cartão para compras futuras, cobranças recorrentes e assinaturas.

– Redução de despesas

Com um sistema prático e fácil de utilizar, você consequentemente diminui o tempo e as despesas com operações de pagamento, pois o sistema já faz a integração de sua loja com bancos e operadoras.

Preço de gateways de pagamento

A precificação nos Gateways de pagamento é feita pela quantidade de transações ou pacote de transações. Diferente de adquirentes e subadquirentes, que cobram pela porcentagem do volume de vendas, os Gateways de pagamento cobram na forma de número de transações.

Exemplo:

1.000 transações – R$X

5.000 transações – R$XX

15.0000 transações – R$XXX

A maioria dos Gateways de pagamento precificam seus serviços através de transações aprovadas (ou não). Esse é o principal modelo da maioria dos Gateways de pagamentos brasileiros. As empresas desse tipo elaboram uma tabela de preços com quantidades de transações a serem utilizadas de acordo com o tamanho de carteira e número de vendas.

Por conta das inúmeras vantagens, trabalhar com um Gateway de pagamento é uma das soluções para quem deseja ter sucesso em uma loja virtual, facilitando o processo de compra e convertendo mais em vendas.

As vendas da sua loja ou serviço on-line são a sobrevivência do seu negócio. Por isso, escolha bem o seu parceiro de gateway de pagamento e boas vendas!

Comentários