Social Selling: a importância de cultivar um bom relacionamento com seus clientes

Social Selling: a importância de cultivar um bom relacionamento com seus clientes

O Social Selling é um assunto cada vez mais abordado quando tratamos de Marketing Digital. Atualmente, o consumidor é muito presente nas redes sociais, o que coloca o país na liderança de usuários com contas ativas na América Latina. Segundo a Forbes, revista de negócios, cerca de 95% da população brasileira que utiliza a internet com frequência está presente nas redes sociais.

Diante disso, a presença das empresas no mundo digital se tornou imprescindível. Utilizar as redes sociais como um auxílio para geração de vendas tem se tornado muito funcional, e muitas empresas estão adotando meios de comunicação como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros.

Mas lembre-se: as redes sociais são um meio de relacionamento com o seu consumidor, e nunca um canal de venda direta.

Mas afinal, o que é Social Selling?

O Social Selling é uma estratégia que coloca as empresas nas redes sociais com a finalidade de criar relacionamento, interatividade e levar o consumidor para loja virtual, o que, consequentemente, gera mais vendas.

Para que isso aconteça, é necessário seguir uma série de passos com base em técnicas de marketing digital.

A maioria dessas ações são feitas no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin, que atualmente são as plataformas mais acessadas no Brasil. Em cada uma dessas redes sociais é necessário ter uma comunicação bem definida de como a empresa se porta e como irá oferecer conteúdo de interesse do seu público alvo.

Devo investir em Social Selling?

O Social Selling pode ser considerado uma oportunidade de crescimento. Além disso, quando uma campanha de marketing é elaborada, há diversos objetivos em torno dela. Um deles é a captação de leads.

Além disso, estar presente em uma rede social compatível com o seu negócio é a forma que sua empresa tem de se relacionar com consumidor ou possível consumidor. Isso leva as pessoas a criarem empatia pela marca, o que resulta em vendas e/ou fidelização de público.

Um estudo do Linkedin Soluções de Vendas mostra que, com essa estratégia, é possível ter:

  • 45% mais oportunidades;
  • 51% mais possibilidades de atingir suas metas;
  • 80% mais produtividade.

Como aplicar?

Compreender o conceito é simples, mas aplica-lo é um pouco mais complexo. Veja a seguir algumas etapas que irão ajudar você a seguir pelo caminho certo.

– Marque presença no meio on-line: seja pessoal, acessível e mostre interesse em sanar qualquer dúvida que seu consumidor tenha. Deixe bem claro que você está lá para ser o parceiro dele.

– Identifique clientes: com as redes sociais, é possível ter informações pessoais sem muito esforço. Utilize essas informações ao seu favor e vá direto no seu consumidor. Mostre que você tem o que ele precisa, e como isso irá facilitar sua vida.

– Tenha valor, e não somente preço: poste artigos interessantes para seu público alvo. Compartilhe novidades e mostre sempre estar antenado com os assuntos de seu segmento. Demonstre relevância, afinal, sua empresa é autoridade no seu segmento.

– Use a Regra 80-20: a regra 80-20 é fundamental para seus posts e para o conteúdo do seu meio de comunicação. De acordo com a regra, 80% do seu conteúdo deve estar voltado para entretenimento, curiosidades e dicas, e apenas 20% para a venda. Dessa forma, sua audiência estará condicionada a interagir com sua marca, tornando a venda mais fácil.

– Interaja com seu público: as publicações no Facebook e Instagram costumam gerar comentários dos seus seguidores, e são fundamentais para aumentar a interação e criar intimidade com seu público alvo. Aproveite essas ações para responder sempre com soluções e conteúdos amplos relacionados a essa dúvida.

– Analise os resultados: fazer uma análise detalhada é fundamental para concluir quais técnicas trouxeram resultados positivos e quais ainda podem melhorar. A quantidade de vendas é um excelente medidor de desempenho, mas se tratando de Social Selling podemos contar também com a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos, por exemplo.

Dessa maneira, seu negócio poderá marcar presença nas redes sociais e, por consequência, criar um relacionamento do público com a marca.

Se você gostou das dicas, deixe seu comentário aqui embaixo. Se quiser saber mais, vem bater um papo com a gente!

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