Storytelling: como contar histórias pode ajudar em sua loja virtual

Storytelling: como contar histórias pode ajudar em sua loja virtual

Já imaginou impactar seu público de uma forma lúdica e tocante? O Storytelling, ou “contação de histórias”, é uma ótima estratégia para isso.

O ato de contar histórias é tão antigo quanto a própria humanidade e sempre esteve presente no nosso dia-a-dia, sem que ao menos percebêssemos isso. Isso é visível quando analisamos as pinturas nas cavernas feitas pelo homem primitivo, por exemplo. Há cerca de 40 mil anos atrás as civilizações já retratavam histórias, contando aventuras de um dia de caça ou rituais religiosos.

O que storytelling tem a ver com marketing?

A forma de consumir mudou muito de alguns anos para cá. O consumidor, que agora tem mais acesso a informação, passou a ficar mais criterioso e exigente. Por isso, o dever da marca é conquistá-lo, não somente pelo que a marca oferece, mas pelo que pensa.

Além disso, a economia da atenção é visível é impossível de ser ignorada. Anúncios impressos, vídeos, spots de rádio disputam a atenção do consumidor que pode estar vendo ou ouvindo todos paralelamente.

Por isso, o storytelling se tornou uma estratégia de marketing muito utilizada pelas empresas. Com ela, a empresa associa a si mesma um sentimento positivo, e transmite isso de forma lúdica ao consumidor, envolvendo-o na história e cultura da empresa.

Quais as vantagens do storytelling?

Atualmente, o consumidor busca por algo que deseja, e não fica esperando que essa informação chegue até ele. Para melhor engajamento do público com a marca, utilizam-se as histórias. Além disso, a história é mais efetiva do que uma venda direta, e tem o poder de cativar o público através de sua inteligência emocional.

Outra grande vantagem é o vínculo emocional criado quando uma empresa utiliza uma história em sua comunicação. Quando uma narrativa é bem elaborada, o espectador cria empatia com os personagens, e isso resulta em uma forte ligação do consumidor com a marca.

Além disso, o consumidor atual não busca só uma compra de produtos ou serviços: ele compra sentimentos e experiências. E a história é uma excelente estratégia para oferecer uma boa experiência e agregar valor à marca.

Como utilizar o storytelling em minha loja virtual?

A home page é o início de uma grande história dentro da sua loja virtual. Nela, você pode mostrar como um produto é útil para seu consumidor, e colocá-lo em um contexto. Mostre para o usuário o problema a ser solucionado quando ele adquirir aquele produto, e até mesmo os benefícios e vantagens. Faça isso por meio de uma pequena história, bem narrada e escrita.

Mas atenção: cuidado com o tamanho dos textos. Geralmente, as pessoas tendem a ler parágrafos curtos. Mas fique tranquilo. Uma boa história não precisa ser longa para atingir seu objetivo.

A página “Sobre a empresa” também é uma excelente oportunidade de contar uma história e envolver o seu consumidor. Nela você pode se aprofundar um pouco mais, e desenvolver uma narrativa mais elaborada. Faça uma história que agregue valor à marca, e cative o consumidor.

Para isso, contrate uma empresa de marketing que seja especialista em redação e produção de conteúdo. Desta forma, sua empresa terá uma boa história para contar e cativará o público pela emoção.

Comentários