Vale a pena investir em marketing cultural?

Vale a pena investir em marketing cultural?

O marketing cultural é um grande artifício na construção da imagem de uma empresa. Ele pode ser usado de diversas maneiras a fim de promover sua marca e, para isso, é importante ter bem definidos os seus objetivos de comunicação na hora de investir nesta ferramenta.

 

A forma mais convencional de aliar marketing e cultura é sendo patrocinador de artistas ou eventos, por exemplo. Desta forma o benefício será para todos os envolvidos, mas principalmente o cidadão, que poderá usufruir de um bom momento de cultura e que, acima de tudo, é um potencial consumidor de sua empresa.

 

Utilizar o marketing cultural em seu negócio pode ocasionar associações positivas à sua imagem, como ser responsável socialmente, não ser uma empresa que só se interessa por lucros, além de se obter a vantagem de variar o mix de comunicação utilizada e ser um diferencial no mercado, já que poucos se envolvem neste tipo de ação.

 

Outros benefícios são relacionados a valores do projeto que serão tomados para si, solidificando a sua imagem. Também é possível ampliar a visibilidade por meio de novos canais. Haverá o alcance a um novo público e a disseminação de suas ações, o que indiretamente irá promover a marca.

 

Para entrar neste ramo não é necessário ser uma grande empresa, ao contrário do que muitos pensam. O que acontece é que a maioria das corporações desconhece as leis de incentivo (benefícios fiscais) e não reconhece a força deste tipo de ação. Vale lembrar que existem projetos para todos os bolsos, basta saber distinguir o que mais tem afinidade com sua marca.

 

Por fim, para extrair o que há de melhor do marketing cultural é imprescindível ter criatividade e aproveitar todas as variáveis que este investimento pode proporcionar. Divulgue, faça promoções, motive seus funcionários e conquiste mais clientes!

 

Boa sorte!

Comentários