Vamos pensar nas vendas de fim de ano?

Vamos pensar nas vendas de fim de ano?

Sabe-se que o Natal é a época mais lucrativa para o e-commerce. As vendas virtuais nesta data são as mais expressivas do segmento, se comparada às demais comemorações realizadas durante o ano, como o Dia das Mães, Namorados, Pais e Crianças.

 

Diante deste fato, os lojistas precisam estar atentos para preparar suas estratégias para ampliar as vendas de fim de ano em sua loja virtual, afinal já estamos no último trimestre de 2011 e quanto antes os investimentos forem aplicados, antes também os retornos chegarão.

 

Mas, por onde começar? Há quatro vertentes principais para a preparação de sua loja virtual para as vendas de Natal:

 

Layout
Não há como falar de vendas eficientes de fim de ano sem falar de um layout diferenciado e temático. Assim como as lojas físicas transformam seus ambientes para atrair o consumidor, da mesma maneira as lojas virtuais devem desenvolver uma aparência relacionada à época do ano para situar e chamar a atenção do seu cliente.

 

Ainda nesse sentido, vale à pena desenvolver em sua loja virtual um leque diversificado de novos produtos, para que seu cliente tenha o interesse por apreciar aquilo que até então não fora lhe ofertado. Por exemplo, se sua loja online vende notebooks, pense em oferecer novas marcas ou ainda novos modelos do equipamento.

 

Divulgação
Trabalhar a divulgação da loja virtual é importante o ano inteiro, afinal atrair mais consumidores é fundamental para o crescimento e sucesso de uma loja na internet. Contudo, ao desenvolver novas campanhas para as vendas de fim de ano, o retorno das mesmas com novos clientes será muito maior, pois a procura e o interesse por ofertas em lojas virtuais nessa época do ano são, naturalmente, maiores.

 

Para desenvolver um plano de divulgação especial para o fim de 2011, destacamos a participação em sites comparadores de preço. Esse recurso é uma estratégia muito eficiente, pois facilita que seu consumidor encontre a sua loja e tenha uma boa referência dela. Além disso, desenvolver uma campanha de links patrocinados também garante bons resultados.

 

Ao falar em divulgação, não podemos esquecer as redes sociais que, embora pareçam deixadas de lado, ainda é o ambiente que movimenta o maior fluxo de consumidores da web. Por isso, destacar seus produtos e promoções nessas mídias fortalecerão sua campanha para o fim de ano. Por fim, utilizar newsletters para a divulgação das novidades na loja nunca sai de moda e o retorno também pode ser muito satisfatório para o lojista.

 

Promoções
O que todos os consumidores procuram encontrar nas lojas virtuais no final de ano? Preços promocionais ou descontos, é claro! Ainda mais precisando comprar presentes para o amigo secreto do trabalho, da academia, para o pai, a mãe, a esposa, os filhos, o afilhado…

 

A procura por produtos no fim de ano é grande, então trabalhando com o equilíbrio de bons produtos, preços promocionais e benefícios logísticos, os e-consumidores não precisarão ficar buscando melhores condições do que as liberadas em sua loja e, assim, farão suas compras no ambiente virtual que você preparou.

 

Logística
Como destacado no item anterior, além de ter um layout bacana e personalizado para a ocasião, uma divulgação detalhada com bons retornos, preços promocionais ou descontos interessantes, sua loja virtual pode conquistar resultados ainda maiores ao desenvolver, também, benefícios logísticos para o cliente.

 

Todos sabem que a logística no e-commerce não pode falhar, ainda mais se tratando de uma data comemorativa como o Natal. Portanto, é aconselhável pensar em maneiras de tornar as entregas de seus produtos mais eficientes para agradar o consumidor. Estrategicamente pode-se pensar em frete gratuito com compras acima de certo valor ou ainda para uma região mais próxima da sua localização.

 

Contratar uma empresa especializada em logística ou desenvolver seu próprio departamento para entrega dos produtos nesse período, também, pode diminuir imprevistos e agradar ao cliente que receberá sua encomenda sem problemas.

 

A partir disso, basta-nos desejar boas festas, boas vendas e bons retornos!

 

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