Como aumentar suas vendas com o Marketplace: conheça algumas estratégias e aprenda como aplicar

Como aumentar suas vendas com o Marketplace: conheça algumas estratégias e aprenda como aplicar

O universo digital está em constante evolução, oferecendo a seus usuários diversas formas de interação. Isso também engloba a forma de fazer negócios. O marketplace é uma inovação do mundo digital que vem dado muito certo. A estratégia possibilita que diferentes lojistas tenham oportunidade de vender seus produtos de forma prática e com um baixo custo.

Para os lojistas que querem iniciar suas vendas online, ter uma plataforma de vendas é um passo inicial e fundamental. Porém, muitos lojistas ainda enfrentam algum tipo de dificuldades ao entrar no marketplace.

Porém, a operação se diferencia por proporcionar um ambiente onde diversos lojistas vendem seus produtos. O sistema é baseado em custo por clique (CPA). Nesse sistema, a loja repassa somente valores ao gestor após uma venda ser realizada.

Portanto, o marketplace é indicado para empreendedores que já trabalham com e-commerce e querem aumentar suas vendas no mundo online.

Vantagens em trabalhar no marketplace

Uma das principais vantagens de atuar em um marketplace é o baixo custo de investimento para expor seus produtos.

Outras vantagens são:

Visibilidade

Ter como vitrine de seus produtos um site com milhares de visualizações é uma forma eficaz de conseguir visibilidade. Pense como um shopping center, são diversas pessoas, de diferentes interesses tendo acesso aos seus produtos.

Aumento das vendas

Com um número alto de visitantes todos os dias, em todos os horários, consequentemente suas vendas irão aumentar, elevando o faturamento.

Alto retorno

Mesmo em comparação com o investimento, o retorno que sua loja virtual tem ao entrar no marketplace é grande. Essa integração pode poupar investimentos com mídia paga e aumentar consideravelmente a lucratividade.

Baixo investimento

A questão é negociação. É fundamental negociar com os marketplaces a porcentagem de comissão. A ferramenta por si só já oferece uma vitrine praticamente pronta. Com isso, o lojista ganha tráfego e relevância para sua loja.

Relevância de sua loja

Se sua loja ganha mais visitantes no marketplace, consequentemente isso afeta positivamente no seu posicionamento nos sites de busca. Assim, é mais provável que sua loja seja encontrada pelos consumidores.

Novos consumidores

Com a chegada de novos consumidores, é necessário que o lojista amplie sua gama de produtos, podendo até apostar em novos nichos.

Crescimento

Com uma quantidade maior de clientes, a possibilidade de explorar novas vendas é cada vez mais viável. Por exemplo: se você comercializa bolsas femininas e carteiras, porque não começar a vender também sapatos? Por isso, aumentar sua gama de produtos para satisfazer seus clientes é um dos passos principais para o crescimento de sua loja virtual.

É sempre importante lembrar que fidelizar clientes custa muito menos do que adquirir novos clientes, e recuperar os que por algum motivo ficaram insatisfeitos.

Para começar a comercializar em marketplaces, é necessário seguir alguns passos. Fizemos uma lista com as principais etapas para entrar nesse mercado:

Cadastro

Primeiramente é necessário preencher o cadastro no site de marketplace que deseja trabalhar. Os formulários estão disponíveis no marketplace de escolha

Documentação

Dependendo do marketplace de escolha, são exigidos alguns documentos que mostrem a situação legal de seu negócio. Os documentos solicitados variam para cada marketplace, basta acessar o site do parceiro escolhido e conferir a lista de documentos solicitados.

Aprovação

Depois de enviar toda a documentação solicitada anteriormente, o cadastro irá passar por uma aprovação. Cada parceiro tem o critério de avaliação, alguns chegam a ter aprovação automática, já outros a seleção é mais rigorosa, podendo ter também a possibilidade de negociação de comissão sobre vendas.

Geralmente, após o cadastro e envio da documentação, o marketplace entra em contato para dar sequência ao processo.

Envio e cadastro de produtos para comercialização

Logo após o processo e a aprovação de sua loja, começam as operações de cadastro dos seus produtos, e envio de informações de sua loja para dar início a operação de vendas no marketplace. Dessa maneira é possível enviar automaticamente seus produtos para o parceiro escolhido, manter estoque atualizado e receber os pedidos diretamente pelo seu sistema

Em contrapartida às particularidades de cada marketplace, manter uma parceria e trabalhar com esse canal é ter garantia de vendas. O ponto crucial é equilibrar marketplace, consumidor e lojista. Por isso, seguir as regras de cada parceiro é fundamental para o processo de venda caminhar positivamente, e ter uma boa aceitação por parte do consumidor. Desta forma, todos saem em vantagem, e gozam dos benefícios que essa modalidade proporciona

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