Dia dos Pais: previsões para o e-commerce

Dia dos Pais: previsões para o e-commerce

Quem é lojista sabe que datas sazonais podem alavancar as vendas de um e-commerce ou loja física. A busca por presentes para surpreender os pais pode se transformar em uma grande vantagem para o comércio em geral. O Dia dos Pais é considerado uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico. Em 2017, essa data movimentou aproximadamente 1,94 bilhão, número 10% mais alto em comparação à 2016. A previsão para 2018 é que esse número aumente em 12%.

E não é somente o faturamento que deve mudar: a previsão de crescimento também se aplica ao ticket médio. Segundo a Ebit (empresa que divulga dados para o mercado online), em 2017 tivemos um ticket médio de R$462, número 4,7% maior do que o ticket médio em 2016. Neste ano, a previsão é que o número aumente em 9%.

O perfil de compra para o Dia dos Pais

Em 2015, uma pesquisa feita pelo Mercado Livre apontou que, os presentes mais comprados são notebooks, câmeras digitais e celulares. Porém, segundo uma pesquisa feita pela Ebit no ano de 2017, esse grupo de produtos mudou. Atualmente, os produtos mais comprados para presentear os pais são smartphones, tv, tênis, relógios de pulso e vinhos.

Além disso, um estudo divulgado pelo Google aponta que, durante a segunda semana de julho, categorias como eletro, móveis e smartphones têm um crescimento na busca de aproximadamente 3%. Já no fim de julho, mais próximo à data comemorativa, itens como calçados, bolsas e relógios tem crescimento na procura. Nos primeiros dias de agosto, cresce a busca por calçados esportivos e smartphones.

Por isso, segundo algumas pesquisas de mercado, lojas dos segmentos citados anteriormente podem notar um aumento de 20% a 40% nas vendas. A expectativa é que, até o dia 13 de agosto, haja mais de 20 milhões de brasileiros efetuando compras para a data comemorativa.

É interessante ressaltar que, dentre os filhos que compram online, 41% têm entre 25 e 34 anos e 56% estão na classe A e B. Além disso, dentre o grupo de pessoas entrevistadas, 38% pretendem gastar até R$100, e outros 28% pretender comprar um presente de até R$300.

Como me preparar para essa data

Primeiramente, é importante ressaltar que um planejamento antecipado é a principal estratégia para alavancar as vendas e preparar sua loja virtual para qualquer data comemorativa.

Esteja atento a itens como frete, entrega e controle de estoque. Prepare seus canais de comunicação, principalmente o pós-venda e atenda seu cliente com qualidade.

Sucesso e boas vendas!

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