O SMS dentro da estratégia de marketing

O SMS dentro da estratégia de marketing

Atualmente, uma empresa tem diversas maneiras de divulgar seus serviços ou produtos. Muitas delas, ao pensarem em lembrança de marca, remetem-se a propagandas em redes sociais ou anúncios impressos. Porém, muitas esquecem-se de um meio de comunicação capaz de auxiliar na divulgação da marca: o SMS.

Muitas pessoas, ao pensarem no SMS, fazem ligação a um meio de comunicação ultrapassado. Porém, ele ainda é muito utilizado e efetivo. Dados de mercado comprovam que 90% dos usuários de smartphones abrem a mensagem até 3 minutos depois de ser recebida.

Porém, uma boa comunicação só é efetiva quando feita da maneira correta. Por isso, hoje vamos te mostrar algumas utilizações do SMS dentro da estratégia de marketing para sua loja virtual.

Confirmação de pedido

Já comprou em uma loja virtual e recebeu a confirmação do pedido por SMS? Grandes lojas virtuais aderem a esta técnica, facilitando o processo e gerando uma sensação de confiança e segurança para o consumidor.

Algumas lojas enviam o SMS somente para confirmação do pedido efetuado. Já outras escolhem enviar, junto com a confirmação, um código de rastreio do objeto, permitindo que o usuário acompanhe o pedido.

Pós-venda

Uma das maiores dificuldades das empresas é fidelizar o cliente. Segundo pesquisas de mercado, o esforço demandado para conseguir um novo cliente é sete vezes maior do que o esforço para manter um cliente em sua loja.

Por isso, é ideal que sua loja virtual ofereça atrativos para que o cliente volte. Além de, claro, um relacionamento transparente e de confiança.

Com o SMS você pode informar, ao cliente que já adquiriu o produto, ofertas de produtos relacionados, ou até mesmo enviar um cupom de desconto para que ele aproveite e faça outra compra.

Pesquisa de satisfação

Muitas empresas utilizam o SMS para saber como foi o atendimento durante a compra. Desta forma, a marca consegue entender melhor qual o nível de contentamento do consumidor com o serviço oferecido.

Algumas lojas pedem uma nota para o atendimento. Já outras oferecem um link que direciona para um formulário de satisfação.

Cuidados a serem tomados

Toda estratégia deve ser feita com o devido planejamento. Por isso, é preciso fazer análises prévias e tomar muito cuidado ao iniciar uma ação.

Tome cuidado com a ortografia e concordância. A mensagem deve ser clara e bem escrita. Uma mensagem com erros de português pode não ser levada a sério.

Além disso, evite mandar mensagens fora do horário comercial. Uma mensagem enviada às 6h da manhã dificilmente vai ser lida com a mesma atenção em comparação a uma mesma mensagem enviada às 16h, por exemplo. Um aviso fora do horário pode acabar se tornando um inconveniente.

Outra dica muito importante é lembrar-se de datas importantes para oferecer promoções, descontos ou brindes. Uma delas é o aniversário do seu cliente. Trate-o de forma personalizada e leve-o a comprar na sua loja. Desta forma, você estará oferecendo uma oportunidade única, e promovendo a fidelização.

Gostou das dicas? Fique de olho no nosso blog para saber mais.

Boas vendas!

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