Transmídia: a estratégia que pode aumentar a conversão da sua empresa

Transmídia: a estratégia que pode aumentar a conversão da sua empresa

Muitos empresários ou profissionais de marketing ressaltam, cada vez mais, a importância da interação da marca com o consumidor. Essa interação cria relacionamento. E esse relacionamento, por consequência, fideliza e gera mais vendas. Dentro deste conceito, temos a transmídia.

Atualmente, o modo de obter informação mudou. O consumidor não se atenta a somente uma fonte, mas duas ou três e, pasme, ao mesmo tempo! Afinal, quem já não assistiu tevê com o celular em mãos? Ou mexeu no notebook ouvindo o jornal da noite? Essa pluralidade de meios aumentou ainda mais a disseminação de informação e, com isso, o alcance das marcas em cada um desses meios.

Mas afinal, o que é transmídia?

“Bem-vindo à cultura da convergência, onde as velhas e as novas mídias colidem, onde mídia corporativa e mídia alternativa se cruzam, onde o poder do produtor de mídia e o poder do consumidor interagem de maneiras imprevisíveis”. Essa frase, dita por Henry Jenkins, comunicólogo e precursor na definição de “transmídia”, resume bem o que essa estratégia tem a oferecer.

A transmídia tem como objetivo transmitir uma história ou mensagem através de diversos canais de comunicação: redes sociais, televisão, rádio ou até mídias off-line. A estratégia é utilizada a fim de transmitir ao público uma mensagem que tenha verdadeiro impacto e atraia a atenção do usuário.

Mas atenção: muitas empresas acreditam que fazer transmídia é colocar uma mesma comunicação em diversos meios de veiculação. Enganam-se. Uma estratégia de transmídia efetiva deve respeitar a exigência e linguagem de cada rede social, fazendo com que cada peça seja interdependente e que toda comunicação converse entre si.

Como aplicar a transmídia na minha empresa?

Primeiramente, é preciso entender e conhecer o seu público. Só assim você saberá onde ele se encontra, por quais meios de comunicação se interessa, e qual tipo de linguagem e comunicação causa mais impacto.

Depois disso, é hora de planejar e pensar em seus objetivos. A intenção da sua empresa é fidelizar clientes já existentes? Conquistar novos? Ou apresentar uma nova comunicação? A partir do seu objetivo, é possível traçar os próximos passos da sua campanha transmídia.

Após isso, entre em contato com uma empresa especialista em marketing, e compartilhe sua ideia. Uma boa campanha deve ser acompanhada por profissionais, que analisaram os melhores investimentos, alcance, entre outros fatores.

Um bom exemplo de transmídia foi a campanha “Fan Feat”, elaborada pela Coca-Cola no final de 2017. A estratégia consistiu em estampar as latinhas com rostos de cantores e cantoras brasileiras, e estimular a votação do artista preferido pelos fãs.

O público da Coca-Cola, que é majoritariamente jovem e engajado em redes sociais, se envolveu com a campanha, gerando impacto positivo sobre a marca. A estratégia transmídia estava na ligação entre as embalagens, a comunicação nas redes sociais, e a votação no site oficial.

O impacto de uma campanha transmídia feita de maneira efetiva é muito positivo. Para isso, busque uma empresa especialista e impacte seu consumidor.

Sucesso e boas vendas!

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